sábado, 12 de abril de 2008

A Escola Estadual Técnica Caxias do Sul preocupa-se com uma educação básica que instrumentalize os alunos para viver e conviver em sociedade, criando oportunidades em favor de uma escola democrática. Formar e qualificar os alunos de nível médio e pós-médio para os diversos setores da economia e para o desenvolvimento tecnológico de processos, produtos e serviços em articulação com os setores produtivos da sociedade. Fornecer mecanismos para uma educação integral e continuada, estimulando a qualidade, a competitividade e a economia de mercado. Assim, compreender que a qualificação leva o estudante a querer permanecer na escola torna-se essencial e estratégico, por ser a única instituição social capaz de promover uma verdadeira mudança de valores e mentalidades. Respeitar os princípios éticos e morais e cooperar com a comunidade, visando o desenvolvimento do Estado e do País, e, principalmente, do indivíduo, como cidadão competente no exercício consciente e pleno da cidadania.

Proposta Pedagógica

A nova organização social, política e econômica está exigindo que a Escola assuma outras funções que não somente a de ser um centro formador. Para atender as exigências desse novo tempo, torna-se necessário estabelecer estratégias que viabilizem a melhoria da qualidade de vida, preparando o jovem para atuar em sociedade. As discussões que surgem a respeito da Escola ideal trazem a possibilidade de aprofundamento de conceitos que relacionem a identidade da Escola e de todos quanto dela participem.

Os PCNs orientam que as Escolas devem pautar sua Proposta Pedagógica nos seguintes princípios:

Éticos: Autonomia/Responsabilidade/Solidariedade/Respeito ao Bem Comum.

Políticos: Direitos/Deveres da Cidadania.

Estéticos: Sensibilidade/Criatividade/Diversidade de Manifestações Artísticas e Culturais. As situações de ensino-aprendizagem coerentes com esses princípios abrangem:

  1. a Ética da Identidade, que se constitui a partir da Estética da Sensibilidade e da Política da Igualdade, tendo como ideal o humanismo de um tempo de transição.
  2. a Política da Igualdade, que se traduz pela compreensão e respeito ao Estado de Direito e a seus princípios construtivos abrigados na Constituição Federal;
  3. a Estética da Sensibilidade, vista como uma atitude diante de todas as formas de expressão e possibilidades de construção do conhecimento;

Com base nestas orientações a Escola definiu os
princípios para fundamentar sua prática:

I Responsabilidade e Autonomia

O aluno deve ser capaz de tomar decisões assumindo as conseqüências de suas escolhas sendo responsável e consciente de sua condição de ser social. Desenvolver uma boa auto-estima, sabendo conviver consigo, com os outros e com o entorno de forma criativa, feliz e solidária. Ao priorizar o diálogo e a reflexão se estabelece o equilíbrio entre as experiências cotidianas do aluno e a mediação do professor, desenvolvendo o senso crítico mediante a idéia de ser um sujeito histórico, participante ativo da construção da cidadania.

II Comportamento Científico

Para acompanhar as mudanças ocorridas na sociedade através da revolução científica e tecnológica a Escola precisa sofrer adequações. O jovem hoje, necessita ser versátil, saber pensar de forma ampla, buscar soluções para as mais variadas situações e isso pode ser desenvolvido mediante situações-problema que o desafiem a utilizar sua capacidade de raciocínio rápido em situações emergenciais.

Esse pensar amplo exige uma adequação entre a teoria e a prática usando o conhecimento das várias áreas que envolvem a imaginação para construir novas possibilidades. Precisa-se urgentemente fazer a ligação de todas as ciências a fim de ter um pensamento voltado para a solução de problemas, de forma que os conteúdos possam ser aplicados no cotidiano.

Por ser a Escola ser um centro de formação de nível médio e técnico, o conhecimento deve adquirir princípios de interdisciplinaridade estimulando, competências comuns, facilitando ao aluno o desenvolvimento intelectual, social e afetivo de forma mais completa e integrada. Professores e alunos devem saber pesquisar para refazer constantemente suas idéias, pois as incertezas do mundo atual levam todos a crer que nada é permanente, que não existe mais a garantia de nenhum emprego, e devido a sociedade do conhecimento estar inserida no cotidiano, o estudo é algo que não cessará jamais. O conhecimento, tanto de forma individual quanto coletiva, leva ao questionamento e à argumentação, unindo a qualidade das interações em grupo ao fazer científico.

III Solidariedade e Respeito

As ações diárias da Escola são direcionadas para objetivos coletivos aspirando o bem comum. Os valores devem ser cultivados a ponto de se permitir que os jovens compreendam o próximo e o ajudem, visando também organizar a sua vida interior. Os sentimentos ficam confusos quando observados por uma visão unilateral, pois a distância geracional entre alunos e professores é sentida a partir de valores diferenciados, assim o que era muito importante para os docentes já não tem mais essa importância para os jovens, e por isso deve-se conviver muito próximo a eles para entender como se comportam, do que gostam, quais são seus sonhos, suas dúvidas. Dessa forma, o adulto na sua condição de mais experiente deve ouvi-lo, compreendê-lo e saber interpretar e acalmar seus anseios juvenis.

Um comentário:

Leonardo disse...

Como é feito para entrar nessa escola? como é feita a inscrição, precisa fazer alguma prova?